{

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Candeias: Programa Educacional de Resistência às Drogas forma nova turma


A Polícia Militar do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Candeias, formou mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na manhã desta sexta-feira (28), na Câmara Municipal de Vereadores. O Proerd, que consiste numa ação conjunta entre as Polícias Militares, escolas e famílias, trabalhando com a prevenção, está presente em todo o Brasil desde 1992. Em Candeias, já são oito escolas atendidas pelo programa.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Maria Vaz, a Prefeitura não tem medido esforço para cuidar da educação como deve ser, e que prova dessa afirmação é o pacote de ações e projetos que o governo municipal tem desenvolvido nas salas de aula e fora delas, como o recém-lançado Projeto Família na Escola, o Mais Educação, em parceria com o governo federal, o sistema de ensino e merenda de qualidade, a reforma das escolas, além do próprio Proerd. “Esse programa [Proerd] tem dado uma contribuição muito grande para a nossa sociedade porque busca manter nossas crianças bem longe das drogas,” disse.
Também o Major Moisés Brito, comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Candeias, falou sobre o Proerd, ilustrando que o programa funciona como uma vacina antidrogas. “O Proerd faz o trabalho de prevenção para que as crianças atendidas evitem o uso dos entorpecentes quando alguém vir lhes oferecer. Esses alunos também serão multiplicadores, porque além de dizer não, podem passar informações que façam seus amigos a também não experimentarem as drogas,” explicou.
Já o prefeito Sargento Francisco afirmou que o Proerd chegou num momento muito importante, numa geração que tem muitos jovens destruindo suas vidas e suas famílias por conta das consequências do uso das drogas ilícitas. “Esse programa chegou num momento excepcional, porque as drogas estão aí destruindo o mundo, as famílias, tirando a paz da sociedade. Nenhum pai ou mãe deseja ver seu filho se enveredando por esse caminho sem volta e as medidas que se pode fazer enquanto governo local é investir o máximo possível em educação”, garantiu.
O gestor de Candeias também disse que “a Prefeitura tem cumprido fielmente o seu papel, que além das ações citadas pela secretária de Educação, também valoriza seus educadores, pagando os salários em dia, concedendo reajustes periódicos, cumprindo o piso nacional, capacitando a equipe escolar, reestruturando as escolas, que há dois anos não haviam a mínima condição de funcionamento.”
Combate à violência
Não apenas na prevenção, mas também auxiliando no combate à violência, a Prefeitura de Candeias tem atuado intensamente, segundo Sargento Francisco. “Em 2013 a gestão municipal implantou o vídeo monitoramento em cerca de 40 pontos estratégicos da cidade. Em 2015 será entregue a segunda etapa, que completará 80 câmeras, atendendo também os distritos. Além disso, e especificamente para a comunidade escolar, a Prefeitura implantará a Ronda nas Escolas, em mais uma parceria com a Polícia Militar, para dar mais segurança aos estudantes e aos funcionários das escolas municipais, além de coibir o aliciamento de menores”, anunciou.

Foto: Abdias Alves