{

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

São F. do Conde: Sagrado e profano se misturam nos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia


O sagrado e o profano se encontram mais uma vez na tradicional Lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, em São Francisco do Conde. Os festejos começam nesta sexta-feira (28) e seguem até o dia 08 de dezembro com programação religiosa, shows e atividades culturais na Orla Marítima da cidade.
Para abrir os festejos religiosos haverá uma Alvorada às 5h com o Ofício de Nossa Senhora. O Novenário será às 19h30, com o tema “Maria Defensora da Dignidade Humana”, celebrada pelo Frei Wilson. A novena segue todas as noites, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Orla Marítima, encerrando no domingo, dia 07 de dezembro.
No dia 08 dezembro, acontecerá Missa Solene, às 9h, com Frei Davi; às 16h, a Procissão com a participação das filarmônicas Lira 30 de Março e 19 de Março; às 17h30, encerramento com a Benção do Santíssimo Sacramento e, às 18h, Show com Frei Jurandir.
A programação musical inicia também nesta sexta, 28, com as apresentações de Rick e Rock e Denize Martins, a partir das 20h, no Palco da Igreja. No dia 30, é a vez do Cortejo da Lavagem com grupos de baianas, afoxés, charangas e grupo de percussão saindo da entrada da cidade, às 10h. Para que os moradores de bairros distantes da sede possam participar do cortejo serão disponibilizados ônibus, com saída às 6h45. A concentração do cortejo será na Praça Getúlio Vargas, às 08h, e contará com a presença do prefeito Evandro Almeida, do secretário de Cultura Osman Ramos e autoridades locais.
A partir do meio-dia, a festa começa na Orla, com os trios que vêm com Noskipassa, Patchanka, Samba do R e Papo de Samba, Banda Arkivo LXX e Banda Enigma, além das grandes atrações como cantor Saulo Fernandes, a partir das 17h, Patchanka, 18h e o vocalista Leo Santana, às 20h. Confira a programação completa.