{

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Prefeita de Cardeal da Silva não abre mão do segundo mandato à frente da UPB



Prefeita da cidade de Cardeal da Silva por dois mandatos seguidos, Maria Quitéria (PSB) afirmou que não vai abrir mão da candidatura para um segundo mandato à frente da União dos Municípios da Bahia (UPB). “Muitos prefeitos já foram me procurar e declarar apoio. Não sei estimar, ao certo, quantos foram, mas são muitos. Minha candidatura não é só mais minha”, disse em entrevista ao site Bahia Notícias.
A disputa promete acirrar os ânimos entre ela e o prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), que também pretende se candidatar ao cargo. A gestora ressaltou que vai buscar o entendimento com Machado para que ele desista do pleito. “Sou amiga de Ricardo. Quero costurar tudo para que não tenha disputa pela UPB, quero que meus colegas se unam a mim. Não sou autoritária e nem pretensiosa, dá pra sentar e resolver tudo na conversa”, explicou.
Além de Machado, aparecem como postulantes à direção da UPB os prefeitos de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PV), e de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB). Com perfil diferente do governado Jaques Wagner, que nunca opinou na disputa pela entidade, o governador eleito Rui Costa, no que depender de Quitéria, não será consultado sobre apoio. “É uma situação ruim. Nós [os candidatos à presidência da UPB lançados] apoiamos Rui na eleição dele para o governo. Chega a ser desumano com ele”, disse, aos risos.
A eleição da entidade acontece em janeiro de 2015 e, apesar de negar que vá pedir o apoio de Costa, Quitéria já conta com o “amém” do seu padrinho político – o deputado federal eleito Luiz Caetano (PT), ex-presidente da entidade. De acordo com a UPB, o edital da eleição será lançado em dezembro e todos os gestores que estão em dias com a contribuição com a entidade – 389, segundo dados da assessoria – podem participar da disputa e estão aptos a votar.
Com informações do BN